Mini curso de Trufas Gourmet
Fazer doces para vender se tornou um negócio bastante lucrativo de uns tempos pra cá.
Muita gente, inclusive, deixou seus antigos empregos para se dedicarem à fabricação e venda de doces, e outras aproveitaram para começar esse empreendimento porque estavam desempregadas.
Um dos doces mais vendidos é a trufa, simplesmente porque é pequena, fácil de manusear, e tem uma infinidade de sabores que cabe para todos os gostos. E nessa categoria ainda há a chamada trufa gourmet, feita com ingredientes mais especializados.
Só que, como qualquer negócio que se preze, vender trufas gourmet precisa de planejamento, metas, objetivos e muito empenho da sua parte. Não basta apenas fazer doces em forma de bombons e sair vendendo por sem nenhuma estratégia.
Por essa razão, voe será orientada agora com tudo o que precisa saber sobre trufas gourmet, desde o início do negócio até o atendimento aos clientes com o doce feito.
Depois, é só colher os frutos de sua empreitada.
É trufa ou bombom?
Antes de começar a pensar em vender trufas gourmet, você ter em mente de que esses doces não são a mesma coisa que bombons.
A definição pra trufa é bem simples: é todo aquele produto feito à base de chocolate que possui especificamente recheio de ganache. Caso o recheio seja outro, então se trata de um bombom, e não de uma trufa.
As primeiras trufas feitas muito tempo atrás eram boleadas à mão, e finalizadas com cacau em pó alcalinizado. Foi somente com o passar dos anos que surgiram novos sabores, texturas e finalizações, como é o caso de coberturas e casquinhas feitas de chocolate.
O bom é que dá pra fazer muitas combinações com trufas atualmente, apesar de a base ser a mesma: chocolate e creme de leite. Assim, as trufas mais modernas exploram outras coisas, com doces mais cremosos, e com recheios duplos, feitos de frutas, bebidas, etc.
Não é à toa que hoje em dia surgiu o nome “trufado” para se referir a receitas que possuam algum recheio cremoso de chocolate e creme de leite.
Ou seja, algo bem mais elaborado e sofisticado que um simples bombom, não é mesmo?
Como fazer trufas gourmet
Antes de começar a fazer trufas gourmet pra vender, você vai tomar algumas precauções simples para garantir que tudo corra bem, ou seja, para que nada dê errado logo n início do empreendimento.
Seguindo o as próximas sugestões você não terá grandes dificuldades, e poderá começar o seu negócio com o pé direito.
Cuidados pessoais
Um dos primeiros pontos que você ficará atenta é com precauções mínimas pelo fato de mexer com alimento. A qualidade do produto precisa é indiscutível, até mesmo para evitar transtornos sanitários.
Em outras palavras, limpeza e higiene.
Pra começar, faça uso de equipamentos que protejam seus cabelos. Também higienize as mãos, e depois use luvas plásticas, pois assim você estará evitando contato direto com os ingredientes das trufas.
Tanto o local quanto os recipientes onde as trufas serão feitas e armazenadas também precisam estar em perfeitas condições de limpeza. Pra facilitar, limpe todo o espaço e os utensílios que serão usados no processo, utilizando álcool e um paninho seco.
Também fique bastante atenta à validade dos ingredientes que serão usados para a fabricação das trufas.
Local adequado de trabalho
Outro ponto que ajuda muito é usar a sua cozinha comum para fazer as trufas gourmet, não precisando usar nenhum espaço especial, nem adaptar qualquer ponto da cozinha.
Como já dito antes, o importante é a limpeza do local, bem como ter facilmente em mãos tigelas e utensílios para a fabricação das trufas.
Portanto, a única coisa que você precisa fazer é organizar o espaço e ter utensílios básicos para fazer esses doces.
Quais equipamentos usar para fazer trufas
O bom de fazer trufas gourmet pra vender é que você não precisará de muitos equipamentos especiais, ao contrário dos ingredientes em si, já que elas são feitas à mão, deixando esses doces no tamanho adequado.
Agora, caso prefira, você pode usar aquelas forminhas de plástico, pois, poderá padronizar o tamanho das trufas, dando mais praticidade e rentabilidade numa produção e grande escala, por exemplo.
A vantagem é que se tratam de equipamentos que podem ser facilmente encontrados em supermercados, ou especificamente em lojas de utensílios de cozinha.
Materiais necessários para começar a vender trufas
Antes de começar de fato a fazer suas trufas gourmet, você irá anotar agora uma lista básica com os principais utensílios que são necessários à fabricação desses doces.
Não é muita coisa, mas, é importante que você tenha esses materiais em mãos pra facilitar o serviço.
Vamos a eles:
- Formas de tamanhos e formatos diferentes, podendo ser de PVC simples, com silicone, ou de polipropileno e policarbonato. Só lembrando que estas duas últimas são mais caras.
- Toucas descartáveis.
- Tigelas de vidro, tipo refratário, para derreter o chocolate (ou derretedeiras que existem no mercado, seja para micro-ondas ou para banho-maria).
- Espátulas de silicone.
- Termômetros, pois auxiliam na verificação da temperatura exata do chocolate e diminuem sua margem de erro na hora da fabricação das trufas.
- Uma faca grande pra picar o chocolate caso faça uso dele em barras.
- Sacos de confeitar para aplicar os recheios.
- Papel manteiga.
- Papel chumbo e outros materiais para embalar.
- Balança digital de cozinha, já que muitas receitas exigem uma quantidade exata de cada um dos ingredientes.
Você pode ir comprando esses materiais aos poucos, e alguns não são tão imprescindíveis assim (como no caso da balança).
Porém, não dá pra negar que esses itens facilitam bastante, fazendo com que você ganhe tempo, e não tenha muitos desperdícios.
E se é pra começar bem o seu negócio de trufas, o aconselhável é tentar ter tudo isso em mãos para não ter contratempos.
No link a seguir nós compartilhamos com você osTipos de Trufas, Formas, Embalagens e Preços pra você saber exatamente por onde começar.
Mas antes, continue aqui e aprenda como fazer deliciosas receitas de trufas nos sabores mais lucrativos.
Sabores mais lucrativos de trufas gourmet e como fazer
Com as preliminares de seu negócio de trufas gourmet já delimitadas, e com tudo pronto pra começar, também se faz necessário saber quais sabores são mais vendidos. Isso vai ajudar a estabelecer seu empreendimento com mais facilidade.
Portanto, veja as dicas a seguir, e vá se preparando para fazer estas receitas deliciosas.
Trufa de leite condensado
Esse daqui é um sabor que vende bastante, independente de qual doce seja. É uma trufa de consistência bastante cremosa, e o melhor: gasta pouquíssimos ingredientes.
Sua massa é feita basicamente de chocolate branco, pó para sorvete sabor de leite condensado e creme de leite.
Ingredientes
- 200 gramas de chocolate branco
- 50 gramas de creme de Leite
- Pó para sorvete sabor leite condensado
- 200 gramas de chocolate meio amargo (casquinha)
Como fazer
- Primeiro de tudo, derreta o chocolate branco no micro-ondas ou então em banho-maria.
- Depois, misture com o creme de leite e mexa bem.
- Vá adicionando o pó de sorvete aos poucos, e experimente até conseguir o sabor desejado.
- Pegue uma colher, e preencha as cavidades da forminha com chocolate meio amargo derretido.
- Vire sobre a vasilha para que o excesso de chocolate escorra e não se perca.
- Coloque a forminha na geladeira por um período de 5 minutos mais ou menos, que é o tempo no qual o chocolate vai endurecer e formar a casquinha.
- Preencha essa casquinha já endurecida com o recheio, e cubra esse mesmo recheio com uma fina camada de chocolate.
- Leve mais uma vez a forminha à geladeira por mais uns 5 minutos até que o doce esteja endurecido por completo.
Você também aprender Como fazer mais de 27 trufas de Leite Ninho clicando neste link.
Trufa de coco
Outra campeã de vendas, essa trufa aqui tem massa feita com chocolate laka, entre os produtos, podendo até ser decorada com risquinhos de chocolate branco.
Ingredientes
- 1 barra de chocolate ao leite
- 1 lata de leite condensado
- 100 g de coco ralado
- 1 colher de sopa de manteiga
Como fazer
- Pegue uma travessa, coloque o leite condensado e o coco ralado e dê uma mexida.
- Leve ao micro-ondas por uns 3 minutos.
- Se a mistura ainda não tiver soltando do fundo da panela, coloque por mais 1 minuto.
- Reserve e deixe esfriar.
- Pegue outra travessa e coloque uma parte do chocolate picado para derreter por cerca de 1 minuto.
- Se não tiver derretido por completo, mexa delicadamente, e coloque por mais 30 segundos (é preciso que fique um creme sem nenhum pedaço).
- Ponha um pouco desse chocolate derretido nas forminhas leve à geladeira por uns 5 minutos, depois recheie com o reme de coco e cubra com mais um pouco do chocolate derretido.
- Deixe por mais 5 minutos, retire e trufas prontas.
Trufa de laranja
Um sabor de trufa que tem muita saída é esta aqui, até mesmo porque o seu ingrediente principal é um pouco diferenciado.
Trata-se de um doce bem simples de fazer e que ainda tem um aspecto bem agradável, já que ele pode ser decorado com chocolate em pó.
Ingredientes
- 750 g de chocolate meio amargo picado
- 750 g de chocolate ao leite picado
- 500 g de creme de leite
- 150 ml de licor de laranja
- 100 g de cubos de laranjas cristalizadas
- 200 g de chocolate em pó
Como fazer
- Pegue o creme de leite e o aqueça em banho-maria.
- Coloque os chocolates e mexa bem até ter uma mistura bem homogênea.
- Retire a mistura do banho-maria, e acrescente o licor, misturando tudo muito delicadamente.
- Depois leve à geladeira para endurecer por cerca de 2 horas mais ou menos.
- Modele então as trufas colocando um cubinho de laranja em cada uma delas.
- Por fim, passe-as no chocolate em pó.
Trufa branca
Outro sabor de trufa bastante pedido é esse daqui, feito, entre outras coisas, com chocolate branco, e que pode ser incrementada com conhaque, veja só!
O sabor fica ótimo, conseguindo agradar até aqueles que não são muito chegados em doces de qualquer tipo.
Ingredientes
- 200 gramas de cobertura fracionada sabor chocolate branco (casquinha)
- 400 gramas de chocolate nobre branco (recheio)
- 100 gramas de creme de leite
- 1 colher de sopa de conhaque (opcional)
Como fazer
- Pegue o chocolate que será usado para o recheio e o derreta no micro-ondas.
- Depois, misture o chocolate derretido ao creme de leite, junto com o conhaque.
- Misture e em seguida leve tudo para a geladeira por umas 2 horas.
- Faça as bolinhas com as mãos, caso não use forminhas.
- Derreta o chocolate reservado para as casquinhas.
- Coloque então uma bolinha de cada vez no chocolate derretido, e com uma colher, cubra a trufa com esse chocolate e retire-a com um garfinho.
- Deixe os doces em papel manteiga até cristalizarem. Se preciso, leve à geladeira por uns 10 minutos.
O amendoim é um ingrediente bastante usado nos doces mais vendidos por aí, e, portanto, muito lucrativo, ainda mais quando ele é colocado nas receitas em formato de paçoca.
O sabor, evidentemente, é forte, mas, pra quem curte um doce mais com gosto mais acentuado, esse tipo de trufa é perfeito.
Ingredientes
- 500 g de chocolate meio amargo
- 100 ml de creme de leite sem soro
- 1 xícara de chá de amendoim torrado sem casca
- 4 colheres de sopa de conhaque ou rum (opcional)
- 500 g de cobertura de chocolate meio amargo ou ao leite
Como fazer
- Pegue o chocolate, o amendoim e o creme de leite e coloque no micro-ondas por cerca de 3 minutos em potência média, com intervalo de 1 minuto para mexer.
- Coloque conhaque ou rum e mexa bem.
- Leve ao freezer por umas 2 horas ou na geladeira mesmo por aproximadamente 12 horas.
- Em seguida, retire e faça as bolinhas.
- Banhe-as na cobertura de chocolate (este já precisa estar derretido no micro-ondas).
- Decore as trufas com pedacinhos de amendoim, e coloque nas forminhas.
Você também aprender Como fazer mais de 27 trufas de Chocolate clicando neste link.
Trufa de amarula
Além de ser bastante gostosa, a trufa de amarula é muito simples de fazer, sendo uma ótima pedida para quem está começando nesse ramo agora.
Feita com essência de amarula, é um doce que certamente vai fazer sucesso entre os seus futuros clientes.
Ingredientes
- 250 gramas de chocolate meio amargo (cobertura)
- 200 gramas de chocolate meio amargo (recheio)
- ¼ de xícara de chá de creme de leite
- 1 colher de chá de glucose de milho
- 1 colher de chá de essência de amarula
Como fazer
- Derreta o chocolate para o recheio em banho-maria, e acrescente o creme de leite, a glucose e a essência de amarula.
- Misture bem e leve à geladeira por cerca de 2 horas.
- Faça as bolinhas assim que tirar da geladeira.
- Enquanto isso, derreta o chocolate para a cobertura.
- Com o auxílio de um garfinho, banhe as bolinhas no chocolate e coloque-as num tabuleiro forrado de papel manteiga.
- Coloque as trufas na geladeira por cerca de uns 5 minutos.
- Decore a gosto.
Trufa beijinho
Mais um sucesso de vendas, essa trufa é bastante econômica também, e garante um bom lucro para quem está iniciando nesse negócio.
Ingredientes
- 1 kg de chocolate meio amargo
- 2 latas de leite condensado
- 2 coco ralado
- 1 colher de manteiga
Como fazer
- Aqueça a água no fogão até que comece a borbulhar.
- Depois, coloque o chocolate em banho-maria até que ele fique bem cremoso.
- Coloque as duas latas de leite condensado no fogo, mais a colher de manteiga e os dois sacos de coco ralado.
- Misture bem até que tudo fique homogêneo.
- Ponha em um refratário, e coloque na geladeira por uns 30 minutos.
- Coloque o chocolate derretido nas forminhas, e quando ele estiver bem durinho coloque o recheio.
- Em seguida passe o chocolate meio amargo embaixo para “fechar” a trufa.
- Deixe os doces gelarem por uns 50 minutos mais ou menos.
Trufa de prestígio
Bastante saborosa, esta trufa aqui é bem fácil de fazer e você só precisará de uma forminha de acetato para moldar o doce, e pronto!
Ingredientes
- 1 xícara de coco em ocos
- 300 g de chocolate meio amargo picado
- Meia caixa de creme de leite sem soro (100 g)
- 1 colher de sopa de glucose de milho
- Coco ralado para enrolar a trufa
Como fazer
- Pegue uma tigela e coloque o chocolate para derreter no micro-ondas.
- No chocolate derretido adicione o creme de leite e os flocos de coco e mexa muito bem.
- Leve à geladeira por cerca de umas 4 horas.
- Em seguida, modele as bolinhas de trufas, e depois as enrole em coco fino.
Trufa de cappuccino
Pra quem gosto de um doce com gosto forte, certamente vai adorar a trufa gourmet de cappuccino, cujo sabor pode ser mais acentuado ainda pelo rum.
Ingredientes
- 250 g de chocolate meio amargo
- 200 g de creme de leite com soro ou 1 caixinha
- 15 g de mel
- 50 ml de rum
- 30 g de pó para Cappuccino
- 5 g de pó de café instantâneo
Como fazer
- Pique o chocolates e derreta em banho-maria.
- Em outra tigela, pegue e reme de leite e o mel e misture bem.
- Acrescente ao chocolate derretido.
- Depois adicione o rum, o pó para cappuccino e o café instantâneo.
- Mexa até formar uma mistura homogênea.
- Cubra e leve à geladeira de um dia para o outro.
- Faça as bolinhas e reserve.
- Derreta o chocolate meio amargo e banhe as trufas nele, transferindo para mais uma superfície com papel manteiga.
- Deixe as trufas secarem em temperatura ambiente.
Trufa de cereja
Esse é um tipo de trufa que possui duas vantagens: é saborosa e sua aparência chama bastante a atenção dos clientes.
Ingredientes
- 500 g de chocolate ao leite
- 1 caixinha de creme de leite
- 500 g de chocolate meio amargo
- Cerejas a gosto
Como fazer
- Pegue o chocolate ao leite junto com o creme de leite e derreta numa panela em fogo baixo.
- Leve a mistura para a geladeira.
- Pique as cerejas e reserve-as.
- Para a cobertura, derreta o chocolate meio-amargo no micro-ondas.
- Pegue as forminhas e pincele com chocolate, levando-as ao freezer por alguns poucos minutos.
- Retire, coloque o recheio, pincele novamente e devolva ao freezer.
- Quando o chocolate endurecer, retire as forminhas.
Para diferenciar da cereja, você também pode aprender Como fazer mais de 27 trufas de Morango clicando neste link.
Trufa sensação
Contendo dois tipos de recheio, essa trufa vende muito, exatamente por conta de seu sabor incrível. E, pra deixá-la ainda mais atrativa, você pode decorá-la com chocolate colorido, por exemplo.
Ingredientes
- 22,5 g de gelatina sabor morango
- 30 ml de água
- 400 g de chocolate branco
- 150 g de creme de Leite
- 600g de chocolate ao leite ou chocolate meio amargo para a cobertura
Como fazer
- Para o recheio, primeiro, dissolva a gelatina na água, e leve ao micro-ondas por cerca de 20 segundos.
- Derreta o chocolate branco no micro-ondas, em seguida, adicione o creme de leite e mexa até ficar tudo bem homogêneo.
- Complete colocando a gelatina e misture bem.
- Leve à geladeira por cerca de 2 horas.
- Já para a cobertura derreta o chocolate no micro-ondas, preencha as foras, escorra o excesso e leve à geladeira.
- Quando o chocolate ficar bem durinho coloque o recheio, e finalize com mais uma camada de chocolate.
- Leve novamente à geladeira até que o doce saia da forminha.
Trufa de Panetone
Esta receita aqui é ótima pra ser vendida em qualquer época do ano, e não somente no Natal, pois, o gosto dela é muito bom, e dá aquela agradável sensação de festa.
Ingredientes
- 340 g de chocolate branco nobre picado
- 100 g de creme de leite
- 15 ml de licor de laranja
- 100 g de panetone picado
Como fazer
- Derreta o chocolate, e em seguida misture o creme de leite, o licor de laranja e o panetone à parte.
- Mexa bem e leve à geladeira por umas 4 horas mais ou menos.
- Após endurecer o doce, pegue pequenas porções da massa e boleie.
- Banhe no chocolate derretido e depois coloque na geladeira por mais algumas horas.
Para finalizar essa lista de receitas, que tal aprender mais sobre Sabores, Recheios e Receitas de Trufas mais vendidas?
Dicas para um negócio de trufas de sucesso
Para garantir que o seu empreendimento de trufas realmente dê lucro, algumas coisas mínimas são necessárias, especialmente no início.
Vamos saber que dicas são essas?
Use ingredientes de qualidade
Para conseguir sucesso nesse negócio de trufas gourmet, você irá fazer com que seus clientes voltem a comprar seus produtos. Pra isso, a receita é simples: use ingredientes de qualidade, que o público irá ser fiel ao seu empreendimento.
E quando falamos de produtos de qualidade, é em relação a tudo, desde o chocolate usado para fazer as casquinhas até os ingredientes mais diversos para fazer os recheios.
Claro, você também irá fazer uma pesquisa e analisar três fatores principais: qualidade, sabor e margem de lucro. Não adianta comprar u ingrediente muito bom e caro, mas, não ter lucro devido a esse gasto.
Uma dica valiosa: prefira comprar seus ingredientes em mercados atacadistas e também em grandes distribuidores, pois, dessa forma, você compra mais e com desconto. Além do fato de que nesses locais você tem mais opções de produtos e marcas.
Capriche bem nos sabores e recheios em geral
Uma das melhores sugestões ara ter sucesso em vender trufas gourmet é ter um cardápio variado de sabores. Mesmo se você estiver apenas começando, o ideal é já ter, pelo menos, uns 10 sabores diferentes para oferecer ao seu público.
Óbvio que tudo isso também vai variar de acordo com a região onde você irá vender seus doces, mas, via de regra, algumas trufas estão entre as mais vendidas por aí (veja o tópico anterior, por exemplo).
Aposte nelas, e comece bem o seu negócio de trufas gourmet. E, sempre que possível, a note as sugestões de sabores e recheios dadas pelos seus clientes, e se comprometa a fazê-los mais pra frente.
Faça a escolha da embalagem perfeita
Por mais que suas trufas gourmet sejam gostosas, é necessário também que elas sejam visualmente chamativas para atrair a atenção do público. E, nesse aspecto, uma embalagem bonita e bem enfeitada conta muitos pontos positivos.
Ou seja, uma boa embalagem de fato não tem somente que proteger o doce de sujeira e outros agentes externos, não. Ela precisa encantar o cliente para que ele se sinta com vontade de comprar a trufa.
Claro que tudo vai depender da sua disponibilidade financeira. Não vale a pena gastar demais nesse artifício, e não compensar no valor do produto.
Mas, há maneiras simples, baratas e criativas de fazer embalagens interessantes. Entre as mais conhecidas estão papel alumínio, papel filme, papel chumbo, papel específico de bombom e caixinhas diversas.
Também não se esqueça de colocar nessas embalagens o sabor da trufa, além das datas de fabricação e validade do produto. Se possível, coloque também o nome da sua marca e seus meios para contato.
Transporte as trufas corretamente
As formas de transportar suas trufas gourmet também ajuda bastante seu negócio dar certo, pois um transporte errado pode danificar seus produtos ou até mesmo estragá-los. Aí você perde faturamento e tem prejuízo.
Portanto, fique atenta a essa questão também. As melhores maneiras de transportar trufas são as seguintes:
1. Bandejas
O bom de usar bandejas para vender doces na rua é que elas são feitas de material flexível, o que dá a possibilidade de comercializar suas trufas com mais facilidade. Afinal, o cliente, já vê o produto imediatamente.
Existe desde aquelas feitas em MDF até as que são fabricadas de acrílico. O ideal é escolher de acordo com as suas necessidades, até mesmo porque as de MDF são bem mais baratas do que as de acrílico, por exemplo.
2. Isopores
Outra opção viável é usar isopor. O tamanho vai depender da sua produção diária. Se fizer muitas trufas, o recomendável é usar isopores grandes. Contudo, n geral, caixas entre 5 e 10 litros, geralmente, são suficientes.
O custo delas é bem baixo, e dá pra adicionar uma alça para facilitar o transporte. Você ainda pode revestir o isopor com fita isolante ou simplesmente colocar gelo para ajudar na manutenção da temperatura.
3. Bolsas térmicas
Esta aqui é uma opção visualmente mais bonita e arrumada. O preço é um pouco maior do que caixas de isopor, mas, a praticidade compensa muito.
Dá pra colocar também hastes de gelo ou bolsas de água congelada para manter a temperatura sempre fresca dentro dessas bolsas térmicas.
4. Coolers
Aqui você vai ter u recipiente de maior resistência e durabilidade, e justamente por isso ele custa mais caro que os outros produtos.
E, para aumentar o tempo de uma temperatura adequada também pode usar gelo como nas dicas anteriores.
No link a seguir você pode aproveitar e aprender a fazer Trufas Lucrativas para Vender aos Montes.
Alguns locais para vender trufas
Caso você escolha vender suas trufas gourmet na rua, é importante que escolha bem os lugares aonde irá para abordar o público, pois, existem locais muito bons para comercializar doces, e outros nem tanto.
Analise bem a região onde você mora, e veja quais são as opções mais movimentadas. Algumas dicas nesse sentido são:
- Em frente a escolas, faculdades e cursos
- Praias
- Pontos de ônibus
- Parques
- Praças
- Perto de centros comerciais e administrativos
O importante é que você tenha noção de qual horário deve ficar nesses locais. Por exemplo, no caso de escolas e universidade, o momento do intervalo e da saída são os melhores, enquanto que nos pontos de ônibus, o ideal é aparecer nos horários de pico.
Também é aconselhável que você não se desloque para muito longe de sua residência, pois a tendência é se cansar e ainda corre o risco das trufas ficarem muito tempo expostas.
Portanto, planeje-se bem antes de decidir quais serão seus locais de vendas inicialmente, e depois, pode ir ampliando o espaço, e até mesmo fazer delivery de suas trufas quando o seu negócio já estiver melhor estruturado.
Como abordar o público?
Outro ponto que você também ficará atenta em seu negócio de trufas é planejar qual a melhor forma de abordar seus clientes. Sim, porque não basta chegar em uma ou mais pessoas, e dizer simplesmente: “Eu vendo trufas”.
Existem abordagens que funcionam e outras, não. Por isso, você terá que saber como chegar no seu público de maneira correta para garantir que as pessoas comprem, ou se interessem em comprar futuramente.
Podemos destacar as seguintes estratégias:
Esteja “fardada”
O nome farda pode ser abrangente, e não significa que você tenha que estar trajada da mesma forma dos pés à cabeça. A “farda” em questão ode ser um simples boné, um avental ou mesmo uma camisa com a sua marca estampada.
Isso irá diferenciar você das demais pessoas, e quem estiver em volta vai perceber logo que está vendendo trufas. Além do mais, esse artifício da farda gera credibilidade e pode fazer com que se aproximem de você mais facilmente.
Tenha simpatia
É importante que você esteja sempre bem humorada na abordagem ao público. Dificilmente alguém comprará suas trufas com você chegando logo de cara fechada.
Esteja sempre com um sorriso sincero na hora de oferecer seus produtos, e só tome cuidado para não parecer algo artificial demais, e pondere também no bom humor, sem exageros.
Apresente-se e fale das trufas
O grande “pulo do gato” na abordagem ao público é se apresentar bem e convencer a pessoa de que a sua trufa é melhor que a da concorrência. E a melhor forma de fazer isso é, inicialmente, falar seu nome e o que está vendendo e depois contar uma história.
Não precisa ser uma história longa, basta que seja convincente. Você pode dizer, por exemplo, que está vendendo trufas para conseguir tal objetivo em sua vida. Isso criará de cara conexão com algumas pessoas, e facilitará a venda.
Além da abordagem em si, você também irá oferecer algo a mais para que a pessoa se torne seu cliente fiel. Pra começar, já que não lhe conhecem ainda, você pode levar algumas amostras grátis das trufas para oferecer.
Outra estratégia é fazer promoções do tipo, “leve 10, e pague 8”, ou então dar descontos especiais caso a pessoa leve trufas em grande quantidade.
Só não se esqueça de se planejar financeiramente para não acabar dando descontos e vantagens que podem acarretar falta de lucro. Essas promoções precisam estar numa margem na qual você também ganhe.
Faça investimento em divulgação
Uma das melhores maneiras de você vender trufas gourmet de maneira correta, além de se deslocar pessoalmente a certos lugares, é fazer a divulgação do seu negócio por meios que o público tenha acesso.
E há muitas formas de fazer isso.
Uma delas, por exemplo, é o antigo boca a boca. Nesse caso, você irá pedir auxílio aos seus amigos mais próximos e familiares pra divulgarem para seus conhecidos que você está vendendo trufas.
Você também pode usar um artifício bastante comum nos dias de hoje: as redes sociais. Pra divulgar seu trabalho, dá pra fazer, por exemplo, uma lista de transmissão no WhatsApp, ou mesmo um perfil profissional no Facebook e no Instagram.
Anúncios em grupos do Facebook e em sites de marketplace como a OLX também são bem-vindos e ajudam a mostrar seus produtos para um bem maior de pessoas.
Há também a estratégia (sempre válida) de ir à porta de estabelecimentos que possam revender suas trufas, como mercadinhos, restaurantes, padarias, e por aí vai. Lógico que você terá que pagar uma comissão pelo o que for vendido.
Ou seja, além de ir pessoalmente a seus locais para vender suas trufas diretamente ao público, é aconselhável investir nesses meios de divulgação um pouco antes de começar de fato. Assim, você já poderá construir uma fidelidade dos seus produtos em alguns clientes.
Também, aqui está um bom motivo para você fazerTrufas Personalizadas, Etiquetadas e Decoradas antes mesmo de iniciar sua divulgação.
Erros comuns na produção de trufas para vender
Existem alguns erros e defeitos na fabricação e venda de doces em geral que terão que ser evitados para não comprometer seu empreendimento. Esses erros podem tanto estragar as trufas, quanto afastar seus clientes.
Portanto, é fundamental saber como não cometer essas falhas. Listaremos algumas das mais comuns nesse tipo de negócio.
Fat Bloom e Sugar Bloom
À primeira vista esses nomes podem parecer estranhos, mas, na verdade, são defeitos em chocolates bem conhecidos, tanto de quem vende, quanto de quem compra doces.
O fat bloom significa “florescimento de gordura”, e nada mais é do que aquela formação esbranquiçada que fica na superfície do chocolate. Ela ocorre quando o doce é armazenado em temperaturas muito altas ou muito baixas.
Já o sugar bloom é o “florescimento de açúcar”, e se refere aquela formação granulada que surge no chocolate, como se fossem pequenos cristais, bolinhas ou uma textura bem áspera. O problema é que essa falha não pode ser corrigida pela temperatura.
Esse problema acontece quando o doce entra em contato com umidade ou água, já que o açúcar derrete e forma os cristais. Por isso as embalagens onde as trufas ficarão precisam ser bem vedadas.
Cobertura pastosa ou não derretida
Caso entrem em cato com vapores de água é comum que cobertura e chocolates em geral fiquem pastosos. É justamente por esse motivo que todos os utensílios usados na fabricação das trufas precisam estar bem secos.
Uma massa superaquecida pode influenciar diretamente na fluidez do produto, e para evitar isso você pode usar um termômetro específico para cozinha, por exemplo.
Agora, se mesmo assim, o chocolate da cobertura ficar pastoso, ele pode ser usado para ganaches e recheios. Assim, você não perde o produto.
Chocolate “suado” após a modelagem
Esse tipo de falha acontece devido ao choque térmico entre a temperatura ambiente e a da geladeira onde a massa ou as casquinhas das trufas ficarão. Para evitar que isso ocorra, o recomendável é não deixar o chocolate muito tempo na geladeira.
Outra dica: tente fazer suas trufas em horários mais frios do dia, como o começo da manhã e o final da noite.
Cobertura manchada e sem brilho
Esse tipo de problema é causado especificamente devido à temperatura. Ou seja, quando a peça moldada ou banhada não é levada imediatamente para secar na geladeira pode ficar desse jeito.
A cobertura também pode parecer bem seca após ser usada, porém, mesmo assim, deve ser levada à geladeira. Isso completa o processo de cristalização.
Vazamento do recheio
Geralmente isso ocorre quando você usa recheio gelado, pois, ao voltar para a temperatura ambiente, ele pode aumentar de volume, quebrando a casquinha.
Ou seja, todo e qualquer recheio deve ser uado em temperatura ambiente. Dessa forma, evitam-se contratempos maiores.
E claro, não cometa Os Maiores Erros que Vendedoras de Trufas Cometem.
Agora é começar a vender
Para vender trufas você terá que ser organizada e planejar cada detalhe para garantir o sucesso do seu empreendimento.
E isso vai desde a definição dos sabores que você irá vender de início, passando pela aquisição de todo o material que precisa para fabricar as trufas gourmet, pesquisando quais os melhores lugares para comprar ingredientes de qualidade, e sabendo qual a maneira mais eficaz de divulgar seu trabalho.
Pode parecer algo difícil e até trabalhoso de fazer, mas, quando você se engajar nesse projeto, tudo flui com mais facilidade, e em pouco tempo seu negócio de trufas estará dando o retorno desejado.
Portanto, planeje-se e comece hoje mesmo, pois o que não faltarão são pessoas ávidas em comer uma deliciosa trufa gourmet.
Caso você tenha alguma dúvida sobre começar a fazer suas trufas e gerar uma renda extra, então veja Vantagens e Benefícios em Fazer o Curso de Trufas.
💗 Curso de Trufas Lucrativas